Últimas Notícias

21 de março: Dia Internacional da Síndrome de Down

No dia 21 de março celebra-se internacionalmente o Dia da Síndrome de Down. Essa data foi escolhida para representar a alteração genética no cromossomo 21, que deve ser formado por um par, mas no caso das pessoas com a síndrome, aparece com 3 exemplares, por isso dia “21/03”. Esta data foi criada para dar visibilizar ao tema e conscientizar as pessoas de que quem possui Down pode viver perfeitamente em sociedade.

A trissemia 21 é um acidente genético que ocorre, quase sempre, ainda no momento da concepção. O avanço da idade materna, principalmente para além dos 35 anos, é um fator que contribui para o nascimento de portadores da doença, já que células mais velhas têm maiores chances de terem erros durante seu processo de divisão.

Os sintomas de um portador da Síndrome de Down variam e são únicos de pessoa para pessoa. No entanto, algumas características comuns como olhos amendoados, devido às pregas das pálpebras, são comuns entre os portadores. Assim como também são considerados mais suscetíveis a problemas cardíacos congênitos e problemas respiratórios, por exemplo.

Com o avanço da ciência, pode-se concluir a síndrome em diagnóstico médico a partir do 9° mês de gestação com apenas um pouco do sangue da mãe. A chance de acerto do exame é de 99,99%. Além o exame de DNA, existem também o teste de Vilo Coriônico (CVS) e o de aminiocentese. No entanto, os últimos apresentam risco para o bebê, pois são considerados procedimentos invasivos.

A síndrome não tem cura, mas a criança portadora da Síndrome de Down pode sim participar e interagir socialmente. Um dos principais incentivos que uma criança com Down pode ter é ter convívio social com outras pessoas e crianças. Apesar dos limites de um portador serem um desafio para os pais desde o nascimento, uma criança com síndrome não precisa ter cuidados radicalmente diferentes de uma criança não portadora. Afinal, cuidado, atenção e afeto são básicos para toda boa criação.

 

Texto: Estagiários Jéssica Antunes e Tiago Bruno

Veja também

Plantão de Farmácias do Mês de Julho

Relacionado

Seropédica participa do Fórum de Fortalecimento Regional de Turismo

O Vice Prefeito Amaurildo Soares Representou Prefeito Anabal Barbosa em Evento de Turismo Na Baixada. …

Seropédica recebe mais uma ambulância

O Secretário Dr. Luiz Antônio de Souza Teixeira Júnior, atende mais uma vez o pedido …