Últimas Notícias

CAPS de Seropédica realiza sua tradicional Festa Junina

CAPS de Seropédica realiza sua tradicional Festa Junina

O Centro de Atenção Psicossocial, “CAPS”, Bicho da Seda de Seropédica, realizou na tarde de quarta-feira (27), sua tradicional Festa Junina com a participação de funcionários e pacientes. Na festa foi servido bolos, salgados e refrigerantes.

O CAPS é um serviço de saúde aberto e comunitário do Sistema Único de Saúde local e de referência, onde é realizado tratamento em pessoas que sofrem de transtornos mentais, psicoses, neuroses graves e persistentes e demais quadros que justifiquem sua permanência num dispositivo de atenção diária, personalizado e promotor de vida.

A Coordenadora do CAPS, Carla Andreia Muniz Monteiro, disse que o Centro de Atenção Psicossocial tem atendido mensalmente cerca de 1200 pessoas, com tratamento de Terapia ocupacional, tendo atividades com o Enfermeiro, onde é feito uma dinâmica com atendimento ambulatorial. Os pacientes participam de ocupações diversas com jogos, filmes que é passado numa sala de vídeo. Os alunos da UFRRJ fizeram uma horta onde todos aprendem a fazer plantio. Temos também atividades fora daqui, com passeios e outros tipos de diversão que ajuda no tratamento deles.

“Na terapia Ocupacional, os pacientes aprendem a fazer colchas de retalho, almofadas, crochê e alguns trabalhos manuais, muitos tem depressão e isso ajuda no tratamento. Fizemos uma parceria com a Assistência Social, que tem nos ajudado muito, a Secretaria Fernanda Moffati, vai nos ceder uma barraquinha para eles venderem seus produtos na Feira de Artesanato. Na próxima sexta-feira (29), vamos levar os pacientes para assistir filme no cinema em Paracambi e fazermos um passeio na Fabrica. Nós temos duas Psicólogas que atendem em dias alternados de terça a sexta-feira, temos dois Psiquiatras que atendem quinta e sexta-feira, temos uma Terapeuta Ocupacional, e um Enfermeiro”. Destaca.

A Coordenadora falou que todos os dias, após ter sido liberado o orçamento, os pacientes estão tendo café da manhã, com pão, queijo, mortadela, leite, e também o almoço. Muitos são muito pobres devido as condições que vivem por causa da doença. Muitos são abandonados pela própria família, e nós passamos a ser a família deles, onde vem contar seus problemas e pedir ajuda.

No final do evento, a coordenadora agradeceu o apoio do Subsecretário de Comunicação, Turismo e Eventos, Samuel Barbosa, que sempre tem apoiado nos eventos realizados pelo CAPS.

Veja também

Decreto 1.316/2018

Relacionado

DEPOIS – Prefeito ANABAL continua o trabalho de desobstrução das ruas do município.

DEPOIS Prefeito ANABAL continua o trabalho de desobstrução das ruas do município. Rua Clovis de …

ANTES – Prefeito ANABAL continua o trabalho de desobstrução das ruas do município.

ANTES Prefeito ANABAL continua o trabalho de desobstrução das ruas do município. Rua Clovis de …