Dia “D” para vacinação contra gripe H1N1

Será realizado no dia 13 de maio próximo, o Dia “D” para Vacinação contra Gripe Influenza H1N1 em Seropédica. A vacinação já teve início no dia 17 de abril na Clínica da Família do Vasquinho e no ESF Fazenda Caxias. Centenas de crianças e idosos já foram vacinados neste período.

Também serão imunizadas pessoas com doenças crônicas não transmissíveis ou com condições clínicas especiais. “Nesse caso, precisou levar também uma prescrição médica especificando o motivo da indicação da dose”. Grupos prioritários: Gestantes, puérperas, profissionais de saúde, crianças de 6 meses a menores de 5 anos, idosos, professores.

“Como o organismo leva, em média, de duas a três semanas após a vacinação para criar os anticorpos que geram a proteção contra a gripe, a orientação é fazer a imunização no período de campanha para garantir a proteção antes do início do inverno” destaca o Secretário de Saúde e defesa Civil, Dr. Ângelo.

Embora comece a vacinação em abril, o Dia Nacional de Mobilização contra a Gripe, conhecido como dia D, está marcado somente para 13 de maio.