III Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente do Estado do Rio de Janeiro

“III Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente do Estado do Rio de Janeiro” – III CIJMAERJ – Resende, Rj

​Nos dias 21 a 23 de maio de 2018 aconteceu no município de Resende/RJ, a “III Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente do Estado do Rio de Janeiro” – III CIJMAERJ. A conferência estadual contou com a presença de pelo menos uma escola por município do estado do Rio de Janeiro, sendo cada escola representada por 1 professor(a) e 1 aluno (a).
​O município de Seropédica, teve o privilégio de ter três alunos e seus respectivos projetos escolhidos para etapa estadual. Segue os nomes dos contemplados: a aluna Catarina Pena dos Santos e a professora Heloisa Leal de Oliveira da E.M. Manoel de Araujo Dantas; a aluna Maria Eduarda de Abreu Gomes da Silva e aprofessora Roberta Figueira de Moraes da E.M. Promotor de Justiça Dr. André L.M.M. Peres; e o aluno Jefferson Barboza da Silva junto com a professora Miriam de Almeida Rangel Reis da E.E.M Bananal.
​ Também estavam presentes na Conferência a Coordenadora Pedagógica de Ciências, Vilma Ramos e a Coordenadora Pedagógica de Horta Escolar, Luiza Aparecida do Santos Santos, ambas representando a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte de Seropédica (SMECE).
​A conferência teve como tema central “Vamos cuidar do Brasil cuidando das águas”. A mesa de abertura do evento contou com um representante da Comissão Organizadora Estadual (COE), do Coletivo Jovem (CJ), da Rede de Educação Ambiental, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, da Secretaria Municipal de Paracambi, do Instituto Estadual do Ambiente e da Secretaria de Educação do Rio de Janeiro.
​Nessa etapa os estudantes tiveram a oportunidade de apresentar os seus projetos realizados na etapa municipal e também puderam interagir entre si, confeccionando um trabalho único.
​A escolha dos delegados que irão participar da etapa nacional, a ser realizada em São Paulo, nos dias 15 e 19 de junho, foram feita pelos próprios estudantes, seguindo um dos pré-requisitos da conferência “JOVEM ESCOLHE JOVEM”. Dentre os 18 delegados escolhidos, um deles foi o aluno da nossa rede municipal, Jefferson Barbosa da Silva, da E.E.M. Bananal.