Últimas Notícias

Maternidade Municipal de Seropédica passa por ampliação com o Projeto Rede Cegonha

Placa de construção do anexo ao Hospital Maternidade de Seropédica com o Projeto Rede Cegonha.

 

O Hospital Maternidade Municipal de Seropédica, localizado no km 45 da BR 465 (antiga Rio-São Paulo), está passando por um processo de reestruturação com o objetivo de implantar a Rede Cegonha, um projeto do Ministério da Saúde com um pacote de ações para assegurar às mulheres o direito ao planejamento reprodutivo, atenção humanizada, a gravidez e ao parto com o direito do nascimento seguro, crescimento e desenvolvimento saudável.

O projeto Rede Cegonha, que foi trazido para Seropédica em um convênio mobilizado pela Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável e pela Secretaria de Saúde com o Ministério da Saúde, representa um grande avanço no modelo de atenção à saúde da mulher e da criança no município, assegurando às cidadãs o direito ao pré-parto, parto e pós-parto com humanização e garantindo acesso ao acolhimento, respeito e equidade. O projeto se divide em 4 partes:  pré-natal; parto e nascimento; puerpério e atenção integral à saúde da criança; e sistema logístico (transporte sanitário e regulação).

A Maternidade já conta com algumas dependências que são requisitadas pelo padrão da Rede Cegonha, tais como: rouparia, DML (Departamento de Material de Limpeza), sala de estar médico, sala de apoio, vestiário de funcionários, copa e refeitório. A obra no local, então, realizará um acréscimo conjugado para fornecer a ambientação necessária para o melhor conforto e privacidade das gestantes atendidas, com a construção de compartimentos de registro, recepção e admissão e seus respectivos banheiros, posto de enfermagem, sala de higienização com sanitário, sala de estar e de ambulação comum com área coberta e área livre, leitos individuais com camas PPP (Pré Parto, Parto e Pós Parto) com sala de higienização, sanitário, área de estar e ambulação, coberta e descoberta. Com essas novas estruturas, a maternidade que atende atualmente casos de baixo risco terá a possibilidade de ampliar a atenção para atendimentos de médio risco.

A obra está em andamento no local para a ampliação do projeto e instalação da Rede Cegonha.

 

Funcionários trabalhando na obra de ampliação do Hospital Maternidade de Seropédica.

 

A secretária de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável, Cleidy Nunes, afirma que através das estratégias do Plano de Ação da Rede Cegonha será possível a construção de uma nova realidade para a saúde de Seropédica. “O bem-estar e a garantia dos direitos da mãe e da criança são uma prioridade no nosso município e esse projeto vai funcionar, na prática, como um percursor da ação do governo.”

 

 

Veja também

SEPLADES explica a verdade

No último dia 12/12, a Câmara de Vereadores de Seropédica fez uma publicação em sua …

SEPLADES recebe IBGE para reunião sobre Base Territorial do município

 Na manhã desta quarta-feira (12), a equipe técnica do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística …

SEPLADES participa do Empreendedorismo na Veia em Nova Iguaçu

  Na última segunda-feira (03/12), o Sebrae Rio promoveu o evento Empreendedorismo na Veia no …