Prefeitura de Seropédica faz palestra para pais e alunos da rede municipal sobre alimentação saudável.

Prefeitura de Seropédica faz palestra para pais e alunos da rede municipal sobre alimentação saudável.
Foi realizado nos dias 25 e 30 de abril, Palestra sobre Conscientização Alimentar e Boas Praticas em Unidade de Alimentação.

No dia 25 foi na Escola Municipal Abeilard Goulart, o projeto foi apresentado pelas Nutricionistas, da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, Adriana Araújo e Gabriela Tostes, o evento contou com a participação do pais dos alunos, e professores.

As Nutricionistas falaram que a formação de hábitos para uma alimentação saudável que é diretamente ligada a aspectos educacionais que envolvem a família e a escola. A nutricionista ainda enfatiza a importância do papel dos pais na prática de hábitos saudáveis na alimentação, a fim de evitar alguns males associados à incorreta ingestão de alimentos, ricos em gordura saturada, sal e açúcar, a exemplo de obesidade, hipertensão arterial, diabetes, elevação nos níveis de colesterol e triglicerídeos, doenças cada vez mais comuns na população infantil e adolescente.

Adriana falou que tem crianças que se recusa a comer verduras e legumes. As vezes a mãe preocupada que ele não fique desnutrido, acaba cedendo e liberando batata frita. Essa atitude é comparável àquela em que os pais, para evitar uma cena de birra, fazem todas as vontades da criança. Além de ser arriscado para a saúde, acaba formando adolescentes mimados e com dificuldade de lidar com a frustração e com problemas de obesidade.

A Escola Abeilard Goulart está passando por reformas, mesmo assim a Diretora Valdete sugeriu a palestra, preocupada com a alimentação de seus alunos: “Me preocupo até mesmo com o lanche que algumas crianças gostam de trazer de casa. A alimentação que damos na escola e balanceada e de qualidade para os alunos”. Destaca Valdete.

E nesta segunda-feira 30, a Palestra foi dada para os alunos do EJAD (Escola de Jovens e Adultos Diurno) da Escola Municipal Panaro Figueira. O objetivo foi conscientizar os alunos sobre a importância de consumir alimentos saudáveis, equilibrando as refeições do dia na busca de reduzir a obesidade e os problemas oriundos de uma má alimentação.

A nutricionista também falou sobre a pirâmide alimentar. Segundo ela, na base desse guia, é encontrado o grupo dos carboidratos. “São produtos que fornecem energia para o nosso corpo, como massas e cereais”, explicou. Logo acima, está localizado o grupo das frutas, verduras e legumes que são reguladores e contêm vitaminas, minerais e fibras. No terceiro nível da pirâmide, estão os alimentos construtores, que são as carnes, leguminosas, leites e derivados.

“A nossa intenção enquanto equipe, é sensibilizar os alunos quanto aos riscos e benefícios na formação dos hábitos alimentares, a fim de que eles, ao escolherem o que colocar na lancheira, o façam corretamente e que sejam conscientes de que a escola também oferece alimentos que incentivam a formação de hábitos saudáveis e que contribuirão com melhoria da saúde”, ressalta a nutricionista Gabriela Tostes.

 

Veja também

NOVA CONVOCAÇÃO DOS CANDIDATOS APROVADOS NO PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO DO EDITAL Nº 009/2018

Relacionado

CONVOCAÇÃO DOS CANDIDATOS APROVADOS NO PROCESSO SELETIVO 2018 DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E ESPORTE DE SEROPÉDICA EM VIRTUDE DAS EXONERAÇÕES A PEDIDO DOS SERVIDORES DO QUADRO EFETIVO AUMENTANDO A CARÊNCIA DE SERVIDORES SENDO NECESSÁRIA NOVA CONVOCAÇÃO.

CONVOCAÇÃO DOS CANDIDATOS APROVADOS NO PROCESSO SELETIVO 2018 DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E ESPORTE …

Reunião do “Programa Busca Ativa Escolar”

Aconteceu hoje (05-07-18) no auditório da SMECE a reunião do “Programa Busca Ativa Escolar” onde …