Últimas Notícias

Prefeitura de Seropédica leva saúde pública para praça

Ação Social lota a praça central de Seropédica em plena quinta feira. Mais de 800 pessoas foram atendidas. Coordenação de Saúde Mental de Seropédica realiza evento de Luta Antimanicomial Serviços como exame de glicose, sífilis e hepatite, cadastramento no SUS e acompanhamento do Bolsa Família marcaram o evento que promove a Luta Antimanicomial, realizado hoje (25) pela Equipe de Saúde Mental de Seropédica, na praça do km 49. A manhã foi reservada para tratar a importância da inserção de pacientes com transtornos mentais em todas as atividades sociais, como saúde, educação e cultura e também para oferecer serviços básicos à população seropedicense.

Também foram realizados 300 testes para DST/AIDS. Marinalva dos Anjos, dona de casa e moradora de Seropédica há mais de 20 anos realizou os exames de hepatite C, sífilis e glicose e destacou a importância do evento: “Essa ação é muito boa pra população que não pode pagar esses exames e que não têm acesso”. Já a estudante de Física da Rural, Talita, explica que essa foi a primeira vez, dentre os 5 anos que mora em Seropédica, que a comunicação sobre um evento da cidade ultrapassou a barreira da Universidade. “Eu nunca tinha visto um movimento desses. Dessa vez a divulgação ultrapassou a barreira Seropédica-Rural e a gente também ficou sabendo lá”.

Pacientes do CAPS também participaram da celebração com apresentações de canto e poesias dedicados aos seus cuidadores nas unidades de saúde mental. A coordenadora do CAPS Bicho da Seda, Fabíola Ramalho, falou sobre o valor desse gesto dos pacientes. “Essas pessoas vindo aqui publicamente para dar relatos sobre o serviço é muito gratificante porque significa que eles se sentem acolhidos e mostra que o nosso trabalho está sendo bem feito.” Ela também explica que o Dia Nacional da Luta Antimanicomial, que é comemorado no dia 18 de Maio, foi criado para marcar uma ruptura dos antigos padrões de conduta que eram utilizados nos manicômios, que geravam sofrimento e ofereciam condições precárias aos pacientes da época.

No entanto, mesmo com um tratamento humanizado e de maior qualidade, Fabíola afirma que essa luta ainda é um caminho longo a ser percorrido: “A luta acontece todos os dias porque o preconceito ainda é muito grande.”

Também participaram do evento o Prefeito Anabal Barbosa, o Secretário de Saúde Dr. Ângelo D’ Alessandro Emerick e os Vereadores Professor Ivan, Bruno do Depósito e Rogério Morcego, o subsecretário Samuel Barbosa e toda equipe da secretaria de Comunicação, turismo e Eventos. E a equipe da secretaria de Ordem Pública. Kelly Rodrigues Administradora Coordenação dos Farmacêuticos Bruno Oliveira da Silva e Gianni Scardini Valverde.

Agradecimentos para o Vice-prefeito Amaurildo Soares, Coordenador de esportes Gilmar Dias, GUTO do CHAPADÃO, TATU do HARD ROÇA, e o amigo LUIZ RAMALHO.

Veja também

Plantão de Farmácias do Mês de Julho

Relacionado

Seropédica participa do Fórum de Fortalecimento Regional de Turismo

O Vice Prefeito Amaurildo Soares Representou Prefeito Anabal Barbosa em Evento de Turismo Na Baixada. …

Seropédica recebe mais uma ambulância

O Secretário Dr. Luiz Antônio de Souza Teixeira Júnior, atende mais uma vez o pedido …