Últimas Notícias

Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável participa de Curso de Capacitação de Gestores Municipais

Vanessa Pereira (Diretora Técnica de Projetos da SEPLADES) e Amanda Medeiros (estagiária de Engenharia Florestal da SEPLADES) ao fundo, participando do Curso de Capacitação de Gestores Municipais para a Implantação da Coleta Seletiva, no auditório da Prefeitura de Vassouras – RJ.

No último dia 12, equipe da SEPLADES (Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável) da Prefeitura de Seropédica, com a presença da Diretora Técnica de Projetos, Vanessa Pereira, a estagiária de Engenharia Florestal, Amanda Medeiros e a estagiária de Jornalismo, Larissa Guedes, participou do Curso de Capacitação de Gestores Municipais para a Implantação da Coleta Seletiva e Gestão de Resíduos Sólidos promovido pelo  INEA (Instituto Estadual do Meio Ambiente) ocorrido na Prefeitura Municipal de Vassouras, no Rio de Janeiro.

O curso contou com a palestra do Coordenador de Políticas Regionais, Urbanas e Ambientais da Fundação CEPERJ (Centro Estadual de Estatísticas, Pesquisas e Formação de Servidores Públicos do Rio de Janeiro) Emiliano de Angelis Reis, o psicólogo e assessor do Departamento Socioambiental da ONG Viva Rio, Ricardo Gonçalves e a Assessora Técnica para Programas Políticos de Educação Ambiental do INEA, Fernanda Peralta. Há pouco tempo, a técnica do INEA esteve em Seropédica, em reunião com a Subsecretária de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável, Cleidy Nunes, e conheceu o galpão da COOTRASER (Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis do Município de Seropédica).

O evento, que teve duração de um dia inteiro, abordou questões acerca da importância da educação ambiental, da inclusão socioprodutiva dos catadores na geração de emprego e renda e da relação essencial de dinâmica participativa entre poder público e comunidade para o desenvolvimento sustentável e ecológico dos municípios. Além disso, tratou também sobre a questão da distribuição correta da captação de recursos disponibilizados pelo Estado através do incentivo do ICMS Ecológico (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) dentro de cada município para a conservação e preservação do meio ambiente estar aliada com os interesses da comunidade. 

Da esquerda para a direita: Equipe da COOTRASER (Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis do Município de Seropédica), os colaboradores Antônio Ferrino Vieira e Ana Cláudia da Silva juntamente com a presidente da Cooperativa Márcia Cristina Nunes, Fernanda Peralta (Assessora Técnica para Programas de Educação Ambiental do INEA (Instituto Estadual do Meio Ambiente) junto com a equipe da SEPLADES (Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável): Felipe Arruda (estagiário de Engenharia de Agrimensura), Vanessa Pereira (Diretora Técnica de Projetos), Amanda Medeiros (estagiária de Engenharia Florestal) e Eduardo de Oliveira (estagiário de Jornalismo), no galpão da cooperativa.

A Diretora Técnica de Projetos da SEPLADES, Vanessa Pereira, afirma a valorização do curso para a gestão atual do município de Seropédica, uma vez que o Plano de Governo do Prefeito Anabal Barbosa para o meio ambiente tem como prioridade o incentivo e aplicação de programas de coleta seletiva em união com a Cooperativa Municipal, a COOTRASER. “Nós buscamos efetivar o processo da coletiva seletiva porque é o primeiro e o mais importante passo para fazer com que vários tipos de resíduos sejam reciclados e tenham uma destinação final ambientalmente consciente, porque dessa forma, esse resíduo deixa de ser lixo. Os maiores beneficiados com isso são o meio ambiente e a qualidade da saúde da população. Dessa forma, poderemos fazer com que Seropédica seja uma cidade realmente sustentável”, conclui ela.

Veja também

Consulta Pública para Revisão do Plano Diretor do Município de Seropédica

A Prefeitura Municipal de Seropédica, por meio da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável (SEPLADES), …

SEPLADES participa da reunião na assinatura do termo de cessão para o uso do prédio do antigo fórum

A secretária de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável, Cleidy Nunes, compareceu na reunião de assinatura do …

Maternidade Municipal de Seropédica passa por ampliação com o Projeto Rede Cegonha

  O Hospital Maternidade Municipal de Seropédica, localizado no km 45 da BR 465 (antiga …